23 de mai. de 2016

Apreensão de carne termina em confusão 
em Barra do Choça
BRG

IMG_0520
Uma ação conjunta entre Vigilância Sanitária, Adab e Ministério Público, no município de Barra do Choça (a 35 km de Vitória da Conquista), terminou em confusão. Na manhã deste sábado (21), cerca de 10 toneladas de carne foram apreendida na feira livre da cidade, o que gerou revolta dos comerciantes. A apreensão visava retirar de circulação o alimento de procedência duvidosa, proveniente de abates clandestinos e que estavam sendo acondicionada de forma irregular. No entanto, o alcance da ação irritou os feirantes, que fecharam o acesso principal ao município. Com pedaços de paus e pneus queimados, os pequenos comerciantes impediram o trânsito de veículo.O protesto aponta a falta de estrutura oferecida pelo município para o comércio de carne. Segundo os feirantes, eles esperam a construção de um Centro de Abastecimento em Barra do Choça, que deveria ser concluída a um ano e meio. “Eles não cumprem o que foi prometido e agora deixa que façam uma coisa dessas com a gente. Nem aqui o prefeito ou um representante da Prefeitura teve a coragem de aparecer”, desabafou um feirante, que pediu para não ser identificado.A manifestação foi finalizada com a chegada da Caesg. “Eles chegaram de forma muito truculenta, dando ordem para liberar a pista e discutindo com os trabalhadores. Teve um adolescente que chegou a ser apreendido, porque se irritou com a forma que eles nos trataram”, declarou. 

Devido a essa ação, os trabalhadores abandonaram suas barracas, facilitando a ação de saqueadores. “Muitos destes trabalhadores só têm essa fonte de renda. Tem gente aqui que investiu todo seu dinheiro em uns bois para vender aqui na feira. E agora perdeu tudo. Ninguém sabe como vamos fazer para pagar nossas contas”, lamentou o feirante.
Com os ânimos apaziguados, dois encontros foram marcados para resolver a situação do comércio de carne naquele município. O primeiro deles ocorrerá na Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira (23), e o segundo será na terça (24), no Fórum local, com a promotoria.

Pesquisar neste blogue

.

CREDCOOP